Imprimir
Categoria: Notícias

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral, por meio da Organização de Procura de Órgãos (OPO), em parceria com a Central de Transplantes do Estado do Ceará, realizou no sábado (15/04) um curso de capacitação para determinação de morte encefálica. A atividade, que teve como objetivo capacitar médicos na determinação do diagnóstico de morte encefálica, aconteceu no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa.

O curso teve uma metodologia teórico-prática e contou com a participação de renomados profissionais da área da saúde. A Aula "Morte Encefálica" foi ministrada por Carlos Vinícius Mota de Melo, médico neurocirurgião do Instituto Dr. José Frota. Já a Aula "Teste de Apneia" foi ministrada por Sanlio Cirne de Oliveira Filho, médico intensivista da Central Estadual de Transplantes. E, por fim, a Aula "Conduta pós-determinação da morte encefálica" foi ministrada por Eliana Régia Barbosa de Almeida, coordenadora da Central Estadual de Transplantes.

Além disso, o curso também contou com quatro estações de aprendizado: Neuroimagem - Casos clínicos, com o médico Carlos Vinícius Mota de Melo, Exame Clínico, com o médico Francisco Olon Leite Júnior, Teste de Apneia e Legislação - Casos Clínicos com Sanlio Cirne de Oliveira Filho. Dessa forma, os participantes puderam aprimorar seus conhecimentos práticos sobre o diagnóstico de morte encefálica.

De acordo com Eliana Régia Barbosa de Almeida, coordenadora da Central Estadual de Transplantes, a capacitação dos médicos é fundamental para garantir a eficácia do processo de doação de órgãos e tecidos. "A determinação da morte encefálica é um procedimento complexo e que exige muita precisão. Por isso, é importante que os médicos estejam capacitados e atualizados sobre as melhores práticas nesse sentido", afirma.

Para o diretor técnico da Santa Casa, Maycon Fellipe da Ponte, a realização do curso é mais uma forma de contribuir para a formação dos profissionais da área da saúde e, consequentemente, para a melhoria da assistência à população.